Ser dono de um pequeno e-commerce envolve uma variedade de tarefas que vão desde a gestão operacional até o planejamento estratégico.
E não é difícil que, no meio de tantas atribuições, ele utilize mal o seu tempo usando-o em tarefas que não são o foco do seu negócio.
E, como se sabe, o tempo é o recurso mais valioso de um empreendedor. O tempo não se acumula, não se estoca. O tempo perdido é irrecuperável!
Para administrar melhor o seu tempo, sugiro ao empreendedor que se faça constantemente 4 perguntas:
– O que estou fazendo precisa ser feito? (Normalmente a resposta é NÃO quando estamos lidando com controles desnecessários ou burocracias inúteis).
– O que estou fazendo precisa ser feito por mim? (A resposta é NÃO para tarefas ou atribuições que podem ser delegadas ou terceirizadas)
– O que estou fazendo só pode ser feito por mim? (Se a resposta é SIM, provavelmente você está trabalhando no foco do seu negócio)
– Existe algo que eu não estou fazendo e que eu deveria fazer? (A resposta dessa pergunta é o caminho para o seu progresso)
O objetivo desses questionamentos é não fazer as atividades das duas primeiras perguntas e focar nas atividades das duas últimas.
Atuo numa empresa que terceiriza os trabalhos de logística para e-commerces. É certamente uma das atividades que podem ser terceirizadas com qualidade sem comprometer (muito pelo contrário) a raiz do seu negócio.
Pense nisso.